Composição, validade e segurança - Inciclo

Composição

Qual é a composição do coletor menstrual Inciclo?
O Inciclo é feito de 100% silicone medicinal (atóxico e translúcido) de altíssima qualidade. Não usamos nenhum tipo de corante, látex, gel, bisfenol, dioxina, cola, perfume, pesticidas e nem agentes branqueadores.
O silicone é um material inerte que vem sendo amplamente usado por não causar reações no corpo, são biocompatíveis e de fácil higienização. Há mais de 50 anos esse material vem sendo pesquisado e aprovado para procedimentos médicos.
Na fabricação do copo menstrual, o silicone começa no estado líquido e depois as partículas são condensadas no processo de vulcanização que acontece em temperaturas altíssimas. Não há possibilidade de nenhuma substância se desprender do coletor e passar para o corpo.

ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) – Ministério da Saúde

O Inciclo possui registro na ANVISA?
O Inciclo recebeu liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. De acordo com resoluções internas da ANVISA, o Departamento de Gerência de Tecnologia de Materiais de Uso em Saúde deferiu a liberação por não considerar o Inciclo um produto para saúde, já que o silicone é um material inerte, diferente do algodão, não funciona como um meio de cultura para bactérias. Assim, não tem classificação nesse órgão.
- O copo menstrual Inciclo é feito de 100% silicone medicinal (atóxico e translúcido). Não usamos nenhum tipo de corante, látex, gel, bisfenol, dioxina, cola, perfume, pesticidas e nem agentes branqueadores.
- O silicone é um material inerte que vem sendo amplamente usado por não causar reações no corpo, são biocompatíveis e de fácil higienização. Há mais de 50 anos esse material vem sendo pesquisado e aprovado para procedimentos médicos.
- Na fabricação do copo menstrual, o silicone começa no estado líquido e depois as partículas são condensadas no processo de vulcanização que acontece em temperaturas altíssimas. Não há possibilidade de nenhuma substância se desprender do coletor e passar para o corpo.
- Inclusive, o Inciclo não é testado em animais. - Os absorventes higiênicos, que têm diversas substâncias química na sua composição, precisam ser testados em animais para avaliar as possíveis reações do organismo quando em contato com esses componentes. Isso é uma norma federal da ANVISA (Portaria 1.480).

Prazo de validade do coletor menstrual

O silicone é muito durável. A validade do coletor menstrual depende de diversos fatores tais como: frequência e modo de higienização, ph vaginal e produtos de limpeza que são utilizados.
Recomendamos que as usuárias verifiquem regularmente seu Inciclo para ver se não há sinais de deterioração como alteração da cor, se está pegajoso, se tem odor ou partes quebradiças. Nós recomendamos que você troque a cada 2 ou 3 anos, mas cabe a cada consumidora decidir quando substituir seu coletor menstrual Inciclo.

Segurança / Alergia / Látex

É seguro utilizá-lo? Tenho alergia ao látex, posso usar o Inciclo? Qual é a composição do coletor menstrual Inciclo?
O Inciclo é feito de 100% silicone medicinal (atóxico e translúcido) de altíssima qualidade. Não usamos nenhum tipo de corante, látex, gel, bisfenol, dioxina, cola, perfume, pesticidas e nem agentes branqueadores, por isso o risco de provocar alergia é baixíssimo. 
O látex tem na sua composição uma substância chamada nitrosamina que costuma causar alergia em algumas pessoas.

Voltar ao menu de Perguntas Frequentes