Questões ambientais - Inciclo

Teste em animais

O coletor menstrual Inciclo é testado em animais?
Não. Os absorventes, que tem diversas substâncias química na sua composição, no Brasil precisam ser testadas em animais para avaliar as possíveis reações do organismo quando em contato com esses componentes. Isso é uma norma federal da ANVISA (agência Nacional de Vigilância Sanitária – Portaria 1.480). O coletor menstrual Inciclo não é testado em animais.

Descarte, decomposição, Reciclagem e questões ambientais do coletor menstrual

Quando eu precisar substituir meu Inciclo como devo descartá-lo? O silicone do coletor poderá ser reciclado? Quanto tempo demora a decomposição deste material?
O coletor menstrual não pode ser reciclado. Quando for jogá-lo fora, lave-o, corte-o em pequenos pedaços e coloque-o no lixo comum. Isso não vai prejudicar o solo.
O silicone é composto praticamente de silício, que é encontrado na forma natural na areia, no quartzo e nas rochas. O silício é depois do oxigênio o elemento mais comum na Terra e após combinado com oxígênio, carbono e hidrogênio transforma-se em silicone.
O tempo de degradação do silicone depende de diversos fatores tais: como temperatura e umidade do aterro sanitário.
Os silicones são seguros para as pessoas e para o meio ambiente. Mais de 60 anos de uso industrial e doméstico e milhares de estudos de laboratório confirmam esta afirmativa. - O silicone é mais frequentemente usado sob a forma de PDMS (polidimetilsiloxane). No meio ambiente: - O PDMS é naturalmente degradado em sílica, água e dióxido de carbono. - O PDMS não afeta desfavoravelmente as operações de tratamento dos esgotos. - O PDMS, quando entra no meio aquático, fica preso aos particulados e é eliminado pela sedimentação natural. - Os fluídos de PDMS não são naturalmente dissolvidos nem dispersos na água e nem mostram ter uma demanda biológica de oxigênio detectável. Isto significa que eles não inibem a atividade microbiana natural. - O PDMS não é bioacumulativo – não cresce até alcançar concentrações tóxicas – nos tecidos dos organismos vivos. - O PMDS não tem demonstrado afetar adversamente os insetos, os pássaros, os animais aquáticos, a germinação de sementes, o crescimento de plantas ou a biomassa das plantas.

Voltar ao menu de Perguntas Frequentes