Saúde - Inciclo

Alargamento da vagina

Existe alguma possibilidade desse produto dilatar o músculo vaginal e deixar a musculatura da entrada da vagina flácida?

De maneira nenhuma. O Inciclo é feito de silicone flexível que se adapta perfeitamente ao corpo da mulher e como os músculos da vagina possuem uma elasticidade natural, não há possibilidade da musculatura ficar flácida ou sofrer qualquer tipo de alteração. Assim como nas relações sexuais e no parto, os músculos vaginais se esticam e depois voltam ao normal.
O corpo da mulher é preparado para o nascimento, por isso que os músculos vaginais são tão elásticos.

Infecções

Há aumento do risco de infecção no uso do copinho menstrual? O coletor menstrual traz risco para saúde?
Não, pelo contrário. O uso do Inciclo é muito menos propício a proliferação de bactérias do que os absorventes femininos (tanto interno, quanto externo e de pano).
“Por ser de silicone, um material inerte, não funciona como um meio de cultura para bactérias, como pode ser os absorventes internos, e não irrita a pele como os externos”, explica a Dra. Andréa Campos.
Apenas preste atenção quanto à higienização do coletor menstrual. Lave com água e sabão neutro cada vez que for esvaziá-lo, enxágüe-o bem para remover qualquer resto de sabonete e espere secar totalmente antes de guardá-lo. Ferva entre um ciclo e outro por 5 minutos e nunca guarde seu copo da menstruação em sacos plásticos.

D.I.U. (Dispositivo Intra Uterino)

Uso DIU. Posso usar o Inciclo?
Você pode usar com segurança o Inciclo mesmo com o DIU, mas tenha atenção para posicioná-lo corretamente (perto da saída da vagina) e ao tirar, pressione para remover o vácuo e observe não estar puxando os fios do DIU que ficam para fora do colo do útero. Diferentemente dos absorvetes internos, que ficam bem próximos ao colo do útero, o Inciclo fica a aproximadamente 1 cm da entrada da vagina, o que facilita a remoção. Caso tenha dúvidas, consulte seu ginecologista.
diu coletor menstrual inciclo 

Anel Vaginal

Pode ser usado com anel vaginal?
Muitas mulheres usam o Inciclo com anel vaginal ao mesmo tempo sem problemas, já que o Inciclo fica perto da entrada da vagina, enquanto o anel vaginal fica posicionado mais próximo do colo uterino.
No entanto, existe a possibilidade de o anel vaginal sair do lugar enquanto se usa qualquer produto interno de higiene.
Caso tenha dúvida, entre em contato com seu ginecologista.

Retorno do sangue ao útero

Olá, gostaria de saber o que acontece com o sangue que está dentro do coletor quando deitamos, ele entra para o útero? Isso não faz mal?
A musculatura do útero se contrai constantemente durante a menstruação para expelir o sangue pelo colo do útero, que é um pequeno orifício pelo qual o fluxo sai.
Quando deitamos o sangue fica na vagina e na região posterior ao colo do útero, mas também entra em contato com o colo, só que não vai voltar para o útero por causa da saída constante de sangue e pela inclinação do colo que dificulta o retorno do fluxo.
Além disso, o sangue só quando entra em contato com o ar é que fica propício à proliferação de bactérias, portanto não é prejudicial ao organismo ter o sangue em contato com o colo do útero, pois ele ainda está no seu ambiente natural. Recomendamos apenas que não se fique por tempo prolongado em posição invertida.
O copo menstrual Inciclo é indicado para ser usado em todas as atividades do dia-a-dia e esportivas também. Não há com o que se preocupar. O coletor menstrual não traz nenhum risco para a saúde.

Endometriose

Quem tem endometriose pode usar o coletor menstrual Inciclo?
Mulheres que tem endometriose podem usar o coletor menstrual. O Inciclo comporta um volume maior do que os absorventes o que possibilita ficar mais tempo sem ter que fazer trocas. Além disso, é possível verificar o volume da menstruação e comunicar o médico se houver alteração.
Não há nenhum tipo de relação entre o uso do copo menstrual e a endometriose.

Menstruação retrógrada

O uso do copo menstrual pode causar menstruação retrógrada?
A menstruação retrógrada é quando o fluxo menstrual ao invés de descer e sair pelo colo do útero, vai para as trompas de falópio. Fluxo menstrual retrógrado não é necessariamente sinal de doença e não tem relação alguma com o uso do coletor da menstruação.
“Cerca de 90% das mulheres têm menstruação retrógrada sem sofrer endometriose”, diz o ginecologista José Alexandre Portinho, diretor da Clínica de Medicina Endoscópica, doutorado e mestrado em ginecologia pela UFRJ.

Infecção Urinária

Posso ter mais risco de ter infecção urinária usando o copo menstrual? O coletor menstrual traz risco para saúde?
Não há relação entre o uso do Inciclo e o aumento de probabilidade do risco de ter infecção urinária.
O coletor é usado não vagina e não tem relação alguma com a uretra. Para a higienização, lave bem as mãos e use somente água e sabão neutro. Enxague-o bem, pois resíduos de sabonete podem causar irritação.
Em caso de dúvidas, consulte seu médico.

Candidíase

Tenho candidíase com frequência, posso usar o Inciclo?
O Inciclo é indicado inclusive para mulheres que tem candidíase de repetição. Muitas relatam que perceberam melhora na frequência com que tinham candidíase. Isso acontece por dois motivos: primeiro porque o coletor menstrual não interfere na umidade natural da vagina e não vai absorver as secreções de proteção vaginal e segundo que quando usamos absorventes externos a região íntima fica abafada por muito tempo e em contato com o sangue já em decomposição, o que aumenta o risco de infecções.
Apenas fique atenta para fazer a higiene corretamente e enxaguar bem para que você não insira o copinho com resto de sabão que pode desequilibrar o ph da vagina.

Pomada vaginal

Posso usar o Inciclo enquanto estou com infecção e estou fazendo o tratamento com pomada ginecológica?
Não. O medicamento pode danificar o silicone. Espere finalizar o tratamento para usar seu coletor menstrual.

Pós-parto

Posso usar o Inciclo na quarentena depois do parto?
Não é indicado que se use nenhum produto interno no pós parto. O corpo da mulher leva um tempo para se recuperar e esse tempo varia de mulher para mulher.
Nessa fase, o colo do útero pode ainda não estar completamente fechado, e pode causar inflamação, portanto, não é recomendado.
Mas a partir da primeira menstruação depois da quarentena, o Inciclo já pode ser utilizado.
Na dúvida, consulte seu médico ou obstetriz.

Síndrome do Choque Tóxico

Já tive SCT (Síndrome do Choque Tóxico), posso usar o Inciclo?
Não há relatos de SCT com uso de coletores menstruais. Segundo a médica ginecologista Dra. Catia Chuba “Há baixo risco de infecções no uso dos copos menstruais, diferentemente dos tampões vaginais, não há relatos da ocorrência de Síndrome do Choque Tóxico”. “Não altera as condições fisiológicas, como umidade, pH, flora vaginal, ventilação, diferentemente dos absorventes externos ou internos.
“O copo menstrual também evita a ocorrência da Síndrome do Choque Tóxico, que acontece muito no uso dos absorventes internos. ” reforça o Dr José Leonídio, ginecologista professor do departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFRJ.
Se você já teve SCT recomendamos que consulte seu ginecologista.

Útero retrovertido

Tenho útero invertido, posso usar coletor menstrual?
Não há problema algum. Nos primeiros dias de uso você vai acertando a posição correta que deve inserir o coletor, mas como o copo fica inserido em posição inferior, pouca relação terá com a posição do útero.
utero retrovertido coletor menstrual inciclo invertido 

Voltar ao menu de Perguntas Frequentes