Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Qual tamanho de coletor menstrual escolher?

Veja mais sobre os tamanhos de coletor menstrual aqui

Vocês tem opções de copos menstruais coloridos?

Corantes e pigmentos são substâncias químicas que podem oferecer danos à saúde. Outro fator é a questão higiênica, o fato de o Inciclo ser transparente facilita a higiene, já que você conseguirá visualmente analisar se seu copinho está completamente limpo. E por último, por ser a Inciclo uma empresa que preza pela ética e sustentabilidade, adicionar um componente desnecessário ao coletor seria um contra senso.

Já tive um aborto, qual é o tamanho indicado para mim?

Tudo depende da época em que aconteceu. Se foi no começo da gestação, provavelmente não é necessário levar em consideração para escolher o tamanho.

Tenho bastante fluxo, troco de absorvente o tempo todo, posso usar o copo menstrual?

O Inciclo é perfeito também para mulheres com fluxo abundante porque é capaz de coletar 30 ml de líquido, muito mais do que os absorventes. A capacidade do Inciclo é de 2 a 3 vezes maior. Então certamente você terá muito mais liberdade, já que poderá ficar mais horas sem ter que fazer a troca, talvez você não possa ficar 12 horas, mas com certeza o intervalo será mais longo.
Logo no primeiro ciclo você vai perceber o intervalo ideal que deverá fazer a higiene.
Muitas mulheres relatam que antes de usar o coletor menstrual achavam que tinham bastante fluxo e que depois perceberam que não era tão intenso assim.
O uso do Inciclo trás ainda mais este benefício: o auto-conhecimento, nos deixando em sintonia com o nosso corpo e com nosso ciclo.

Na minha menstruação tem sempre muito coágulo. É possível usar o coletor da menstruação nesse caso?

Sim, não há nenhuma contra-indicação. Se seu fluxo for também muito intenso, o que vai mudar é apenas o intervalo em que você fará a higienização do copo menstrual.

Faço mergulho com cilindro e vou até 30 metros de profundidade, posso usar o Inciclo durante a atividade?

Não temos nenhum estudo sobre isso, mas há relatos de mulheres que mergulharam com o coletor menstrual e não sentiram desconforto algum.
Uma delas inclusive conta que fez, num período de 6 horas, 2 mergulhos com mais de 40 metros sem nenhum desconforto.

Posso usar o Inciclo para saltar de pára-quedas?

Sim, não há problema algum. Muitas mulheres o fazem e não relatam nenhum tipo de desconforto. O Inciclo pode ser usado em todas as atividades esportivas.

Sou uma pessoa ativa e pratico muitos esportes, inclusive escalada, artes marciais e salto ornamental.

Será que é perigoso fazer atividades físicas usando o coletor menstrual?
Você pode fazer todas as atividades físicas usando o coletor menstrual Inciclo (inclusive esportes radicais, yoga, ciclismo, acrobacia, natação, ginástica olímpica, corrida e mergulho). O copo menstrual fica completamente inserido na vagina e os movimentos do corpo não interferem no posicionamento do coletor menstrual Inciclo.

Vou viajar de avião e estou na dúvida se posso usar o Inciclo por causa da pressão?

Não problema algum em usar o copo coletor menstrual em viagens de avião.

Quantas peças do Inciclo preciso ter?

Recomendamos que você tenha duas peças, para deixar sempre uma no banheiro e outra na bolsa.

Parece incômodo. Sentimos o Inciclo enquanto usamos?

Você vai se sentir como se não estivesse menstruada. O Inciclo fica totalmente inserido na vagina e não sentimos nada ao usá-lo.

Posso dormir a noite toda com o Inciclo?

Claro! Você vai se sentir limpa e segura por toda a noite. Você pode dormir com o coletor menstrual Inciclo por até 12 horas, esse intervalo vai depender da intensidade do seu fluxo.

O coletor menstrual vaza?

Se colocado corretamente o Inciclo é confiável e não vaza. Coloque de acordo com o manual de instruções e não hesite em tirar as suas dúvidas pelo e-mail sac@Inciclo.com.br.
Para evitar vazamento adquira o tamanho correto, ao colocar é importante checar se ele abriu totalmente e não coloque muito alto, pois poderá passar do colo do útero. O copo menstrual deve ser colocado na horizontal (em direção do ânus) e não na vertical para cima como fazemos ao inserir absorventes internos. Além disso, o Inciclo deve ficar perto da saída da vagina.
Algumas mulheres demoram um ou dois ciclos para pegarem a prática de como colocar e remover; assim que isso acontece, não é necessário usar absorvente externo como proteção, você vai fazer isso em segundos!

Se você já tem o seu e está tendo algum tipo de dificuldade, veja aqui algumas dicas para evitar vazamento e desconforto.

Tenho medo de fazer muita bagunça principalmente na hora de tirar. Faz muita sujeira?

A primeira reação de algumas mulheres é pensar na sujeira para colocar e retirar o Inciclo, mas logo que você experimentar, ficará surpresa em ver o quão limpo, higiênico e prático ele é. O Inciclo é colocado logo na entrada da vagina, diferentemente dos absorventes internos, que precisam ser colocados bem mais no fundo.
O fluxo ficará todo dentro do coletor menstrual.
A higiene é muito simples. Logo que você deixar a água correr sobre o coletor menstrual, verá a facilidade com que o sangue se desprende do silicone.
Em poucos dias você vai se acostumar com essa rotina diferente (e mais simples) durante a menstruação.
Algumas mulheres usam apenas a força dos músculos vaginais para removê-lo. À primeira vista, é difícil acreditar num produto que não vaza, não propicia odor, é confortável, limpo, não faz bagunça e ainda ajuda a não poluir o planeta!

A haste está me incomodando, principalmente quando sento. Devo cortá-la, como fazer?

O Inciclo deve ser colocado o mais perto possível da saída da vagina, desde que não seja sentido. Nada deve ficar para fora.
Se você vem colocando o Inciclo corretamente e ainda assim a haste incomodar, você pode cortá-la com atenção para não furar. A função da haste é auxiliar na colocação e remoção do Inciclo, porém algumas mulheres preferem cortá-la.
Quando usamos absorventes internos temos que colocá-los na saída do colo do útero, já o Inciclo não deve ser colocado assim, para que colete todo o fluxo.
Na base do copo menstrual tem um excesso de silicone, uma parte mais rígida, é lá que você vai cortar. Pegue uma tesoura afiada e corte o cabinho, depois você pode lixar ou ir aparando para que o copo fique arredondado e não venha a machucar.
Outra opção é inverter o Inciclo (a parte de dentro ficará do lado de fora). Você pode inverter de tal forma que a haste fique para dentro do coletor. Isso vai fazer também que ele fique mais curto e macio.

Coletor Menstrual Haste E o cheiro?

Nada de cheiro. O sangue só produz aquele odor desagradável quando entra em contato com o ar. Com o Inciclo, o sangue permanece dentro do corpo, assim nos sentimos mais limpas e seguras, sem preocupação com mau cheiro e vazamentos.

Preciso tirar o Inciclo para fazer xixi?

Não é necessário retirar o Inciclo para ir ao banheiro. Veja essa imagem da anatomia feminina que ilustra o posicionamento do Inciclo no corpo.
Perceba que não tem nenhuma relação com a uretra e nem com o ânus. Para ver como usar o coletor menstrual clique aqui

Anatomia Feminina Coletor Menstrual Inciclo Xixi Como fazer a higiene em banheiros públicos?

Como o Inciclo não precisa ser removido com frequência, você provavelmente não terá que removê-lo em banheiros públicos. De qualquer forma, quando isso ocorrer, basta tirar e limpá-lo com papel higiênico, lenços umedecidos, ou leve consigo uma garrafinha com água. Na próxima troca, faça uma higiene com água e sabão.

Se você tiver mais do que um Inciclo, poderá esvaziá-lo, guardá-lo numa sacolinha para higienizar depois e colocar o seu Inciclo reserva.

Com que frequência devo esvaziar o coletor? Como saber a hora em que o copinho estará cheio?

Logo no primeiro ciclo você vai perceber o intervalo ideal que deverá fazer a higiene. Com a maioria das mulheres acontece de 2 a 4 vezes ao dia de acordo com a intensidade do fluxo. Normalmente, as usuárias o esvaziam pela manhã e à noite.
É importante que se respeite o intervalo máximo de 12 horas. Muitas mulheres relatam que antes de usar o coletor menstrual achavam que tinham bastante fluxo e que depois perceberam que não era tão intenso assim.
O uso do Inciclo trás ainda mais este benefício: o auto-conhecimento, nos deixando em sintonia com o nosso corpo e com nosso ciclo. Para ver como usar o coletor menstrual clique aqui

Tenho corrimento, posso usar o coletor menstrual como protetor diário?

O Inciclo é um dispositivo para ser usado durante a menstruação. Não recomendamos o uso diário. Se você tiver dúvidas, consulte seu ginecologista.

Meu fluxo é fraco, principalmente no final do ciclo. Posso ficar com o Inciclo sem esvaziá-lo por mais do que 12 horas?

Apesar de algumas mulheres relatarem experiência de usar o Inciclo no final do ciclo por 24 horas sem inconvenientes, a recomendação dos médicos é de que não se fique mais de 12 horas. O risco de infecção pode aumentar, já que num período longo pode começar a haver proliferação de bactérias anaeróbicas.

Meninas virgens podem usar o Inciclo?

Temos relatos de usuárias que são virgens e se adaptaram muito bem ao coletor menstrual Inciclo. Tudo depende se a mulher se sente a vontade em usar.
Essa é uma questão muito particular. Fisicamente, o copinho menstrual pode ser usado por mulheres de todas as idades, já que os músculos vaginais são flexíveis.
O conceito de virgindade é muito relativo. O hímen é uma membrana fina com aberturas por onde o sangue passa. Se na cultura ou religião da família há preocupação em manter o hímen intacto, não aconselhamos o uso, já que existe a possibilidade de rompimento.

Minha filha tem 12 anos e começou a menstruar neste ano. Ela também pode usar?

Sim. Meninas podem usar logo no início da vida fértil. Fisicamente, o copinho menstrual pode ser usado por mulheres de todas as idades, já que os músculos vaginais são flexíveis. Muitas adolescentes se entusiasmam com a novidade e usam o Inciclo com facilidade. Elas são muitas vezes mais abertas a um conceito novo do que mulheres mais experientes que passaram toda a vida podendo escolher somente dois tipos de absorventes e quando se deparam com uma alternativa nova, algumas se espantam. Para as adolescentes, não há paradigma a ser quebrado. Converse com ela sobre o ciclo menstrual, o conhecimento do próprio corpo; veja como está a maturidade emocional dela. Mas somente sua filha vai saber se já é o momento certo de começar a usar o Inciclo.

Estou quase na menopausa. Vale a pena comprar o Inciclo?

Vamos pensar em termos econômicos. Se você usar seu copinho menstrual por mais de 5 ciclos já estará economizando dinheiro. Ecologicamente falando, é vantagem também pela quantidade e qualidade do lixo, que será menor, além do que a decomposição do silicone no meio ambiente é menos agressiva do que dos absorventes. Veja aqui

Posso usar o Inciclo durante as relações sexuais?

O Coletor menstrual fica posicionado perto da abertura vaginal e deve ser removido antes da penetração vaginal.
É possível fazer sexo oral com o coletor menstrual Inciclo
O Inciclo é um produto de higiene feminina e não pode ser usado como método contraceptivo.

O Inciclo pode ficar preso ou posso ter dificuldade para tirá-lo?

A vagina tem em média aproximadamente de 7 a 10 cm de comprimento, então o Inciclo certamente deve ser alcançado com a ponta dos dedos.
Caso sinta dificuldade em retirar o coletor menstrual, procure relaxar. Coloque os dedos mais profundamente na vagina e vá puxando devagar. Caso esteja nervosa, a musculatura vai ficar tensa e a retirada pode ser mais difícil. Quando for retirar, faça uma longa e profunda expiração para manter o relaxamento.
Esteja ciente que o colo do útero fica na parte mais funda da vagina e todas nós somos capazes de alcançá-lo, assim como os médicos o fazem durante uma visita ginecológica.
Ajuda muito fazer um pouco de força com alguns movimentos forçando os músculos do períneo (entre a vagina e o ânus) para ajudar na expulsão, em seguida puxe pela haste ou pela base.
É importante pressionar a borda do copinho para que possa entrar um pouco de ar, antes que você puxe. Assim evita a formação de vácuo.
Até pegar a prática de uso, uma posição que facilita é agachada, porque assim, a vagina fica mais “curta” facilitando para que você alcance a base.
Não se preocupe que com o tempo, você vai ficando cada vez mais familiarizada com o uso e, além disso, com mais conhecimento do próprio corpo.

Se você já tem o seu e está tendo algum tipo de dificuldade, veja aqui algumas dicas para evitar vazamento e desconforto.

Estou sentindo cólicas quando estou com o Inciclo, o que pode estar errado?

O Inciclo não deve causar nenhum tipo de incômodo. Ele foi desenvolvido para que você não sinta desconforto algum.
Se você está sentindo cólicas, há duas possibilidades: tamanho inadequado ou posicionamento errado.
A recomendação de tamanho é feita baseada na tonicidade do assoalho pélvico que naturalmente diminui com a idade e também devido à gestação.
Mulheres que já fizeram cirurgia íntima ou que têm os músculos muito fortalecidos por causa de exercícios de pompoarismo, podem se adaptar melhor ao tamanho B, mesmo que já tenham tido filhos e tenham mais de 30 anos.
É uma questão muito particular. Se você está próximo dos 30 anos pode ser que ainda seja melhor usar o tamanho B. As pessoas são diferentes e não há uma definição exata.
A outra possibilidade é que o posicionamento esteja inadequado. Ele deve sempre ser colocado na direção do ânus, para trás, e não para cima em direção ao colo do útero como é o caso dos absorventes internos.
Além disso, o Inciclo deve ficar próximo da entrada da vagina, um centímetro aproximadamente, e não próximo ao colo.
A haste não deve ser sentida e pode ser cortada. A função da haste é somente a de auxiliar na colocação e retirada.

Posso usar lubrificante para ajudar na colocação?

Recomendamos usar, se necessário, somente água ou lubrificante a base de água.

Posso guardar o Inciclo num saquinho plástico?

Não recomendamos. O ideal é mantê-lo sempre no saquinho que o acompanha na embalagem, ou outro similar que possibilite a circulação de ar. O Inciclo vem acompanhado de um saquinho com tecido sintético, o qual evita a proliferação de bactérias e fungos.

Existe alguma possibilidade desse produto dilatar o músculo vaginal e deixar a musculatura da entrada da vagina flácida?

De maneira nenhuma. O Inciclo é feito de silicone flexível que se adapta perfeitamente ao corpo da mulher e como os músculos da vagina possuem uma elasticidade natural, não há possibilidade da musculatura ficar flácida ou sofrer qualquer tipo de alteração. Assim como nas relações sexuais e no parto, os músculos vaginais se esticam e depois voltam ao normal.
O corpo da mulher é preparado para o nascimento, por isso que os músculos vaginais são tão elásticos.

Há aumento do risco de infecção no uso do copinho menstrual? O coletor menstrual traz risco para saúde?

Não, pelo contrário. O uso do Inciclo é muito menos propício a proliferação de bactérias do que os absorventes femininos (tanto interno, quanto externo e de pano).
“Por ser de silicone, um material inerte, não funciona como um meio de cultura para bactérias, como pode ser os absorventes internos, e não irrita a pele como os externos”, explica a Dra. Andréa Campos.
Apenas preste atenção quanto à higienização do coletor menstrual. Lave com água e sabão neutro cada vez que for esvaziá-lo, enxágüe-o bem para remover qualquer resto de sabonete e espere secar totalmente antes de guardá-lo. Ferva entre um ciclo e outro por 5 minutos e nunca guarde seu copo da menstruação em sacos plásticos.

Uso DIU, posso usar o coletor menstrual Inciclo?

Você pode usar com segurança o Inciclo mesmo com o DIU, mas tenha atenção para posicioná-lo corretamente (perto da saída da vagina) e ao tirar, pressione para remover o vácuo antes de retirar e observe não estar puxando os fios do DIU. Diferentemente dos absorvetes internos, que ficam bem próximos ao colo do útero, o Inciclo fica a aproximadamente 1 cm da entrada da vagina, o que facilita a remoção. Siga as instruções do fabricante do DIU verificando após cada ciclo menstrual se os fios de remoção do DIU encontram-se na entrada do colo do útero. Caso sinta pressão forte ou cólica ao remover o Inciclo, interrompa a retirada e procure um médico. Caso tenha dúvidas, consulte seu ginecologista.

Diu Coletor Menstrual Inciclo Pode ser usado com anel vaginal?

Muitas mulheres usam o Inciclo com anel vaginal ao mesmo tempo sem problemas, já que o Inciclo fica perto da entrada da vagina, enquanto o anel vaginal fica posicionado mais próximo do colo uterino.
No entanto, existe a possibilidade de o anel vaginal sair do lugar enquanto se usa qualquer produto interno de higiene.
Caso tenha dúvida, entre em contato com seu ginecologista.

O que acontece com o sangue que está dentro do coletor quando deitamos, ele entra para o útero? Isso não faz mal?

A musculatura do útero se contrai constantemente durante a menstruação para expelir o sangue pelo colo do útero, que é um pequeno orifício pelo qual o fluxo sai.
Quando deitamos o sangue fica na vagina e na região posterior ao colo do útero, mas também entra em contato com o colo, só que não vai voltar para o útero por causa da saída constante de sangue e pela inclinação do colo que dificulta o retorno do fluxo.
Além disso, o sangue só quando entra em contato com o ar é que fica propício à proliferação de bactérias, portanto não é prejudicial ao organismo ter o sangue em contato com o colo do útero, pois ele ainda está no seu ambiente natural. Recomendamos apenas que não se fique por tempo prolongado em posição invertida.
O copo menstrual Inciclo é indicado para ser usado em todas as atividades do dia-a-dia e esportivas também. Não há com o que se preocupar. O coletor menstrual não traz nenhum risco para a saúde.

Quem tem endometriose pode usar o coletor menstrual Inciclo?

Mulheres que tem endometriose podem usar o coletor menstrual. O Inciclo comporta um volume maior do que os absorventes o que possibilita ficar mais tempo sem ter que fazer trocas. Além disso, é possível verificar o volume da menstruação e comunicar o médico se houver alteração.
Não há nenhum tipo de relação entre o uso do copo menstrual e a endometriose.

O uso do copo menstrual pode causar menstruação retrógrada?

A menstruação retrógrada é quando o fluxo menstrual ao invés de descer e sair pelo colo do útero, vai para as trompas de falópio. Fluxo menstrual retrógrado não é necessariamente sinal de doença e não tem relação alguma com o uso do coletor da menstruação.
“Cerca de 90% das mulheres têm menstruação retrógrada sem sofrer endometriose”, diz o ginecologista José Alexandre Portinho, diretor da Clínica de Medicina Endoscópica, doutorado e mestrado em ginecologia pela UFRJ.

Posso ter mais risco de ter infecção urinária usando o copo menstrual? O coletor menstrual traz risco para saúde?

Não há relação entre o uso do Inciclo e o aumento de probabilidade do risco de ter infecção urinária.
O coletor é usado não vagina e não tem relação alguma com a uretra. Para a higienização, lave bem as mãos e use somente água e sabão neutro. Enxague-o bem, pois resíduos de sabonete podem causar irritação.
Em caso de dúvidas, consulte seu médico.

Tenho candidíase com frequência, posso usar o Inciclo?

O Inciclo é indicado inclusive para mulheres que tem candidíase de repetição. Muitas relatam que perceberam melhora na frequência com que tinham candidíase. Isso acontece por dois motivos: primeiro porque o coletor menstrual não interfere na umidade natural da vagina e não vai absorver as secreções de proteção vaginal e segundo que quando usamos absorventes externos a região íntima fica abafada por muito tempo e em contato com o sangue já em decomposição, o que aumenta o risco de infecções.
Apenas fique atenta para fazer a higiene corretamente e enxaguar bem para que você não insira o copinho com resto de sabão que pode desequilibrar o ph da vagina.

Posso usar o Inciclo enquanto estou com infecção e estou fazendo o tratamento com pomada ginecológica?

Não. O medicamento pode danificar o silicone. Espere finalizar o tratamento para usar seu coletor menstrual.

Posso usar o Inciclo na quarentena depois do parto?

Não é indicado que se use nenhum produto interno no pós parto. O corpo da mulher leva um tempo para se recuperar e esse tempo varia de mulher para mulher.
Nessa fase, o colo do útero pode ainda não estar completamente fechado, e pode causar inflamação, portanto, não é recomendado.
Mas a partir da primeira menstruação depois da quarentena, o Inciclo já pode ser utilizado.
Na dúvida, consulte seu médico ou obstetriz.

Já tive SCT (Síndrome do Choque Tóxico), posso usar o Inciclo?

Não há relatos de SCT com uso de coletores menstruais. Segundo a médica ginecologista Dra. Catia Chuba “Há baixo risco de infecções no uso dos copos menstruais, diferentemente dos tampões vaginais, não há relatos da ocorrência de Síndrome do Choque Tóxico”. “Não altera as condições fisiológicas, como umidade, pH, flora vaginal, ventilação, diferentemente dos absorventes externos ou internos.
“O copo menstrual também evita a ocorrência da Síndrome do Choque Tóxico, que acontece muito no uso dos absorventes internos. ” reforça o Dr José Leonídio, ginecologista professor do departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFRJ.
Se você já teve SCT recomendamos que consulte seu ginecologista.

Tenho útero invertido, posso usar coletor menstrual?

Não há problema algum. Nos primeiros dias de uso você vai acertando a posição correta que deve inserir o coletor, mas como o copo fica inserido em posição inferior, pouca relação terá com a posição do útero.

Útero Rretrovertido Coletor Menstrual Inciclo Invertido
Qual é a composição do coletor menstrual Inciclo?

O Inciclo é feito de 100% silicone medicinal (atóxico e translúcido) de altíssima qualidade. Não usamos nenhum tipo de corante, látex, gel, bisfenol, dioxina, cola, perfume, pesticidas e nem agentes branqueadores.
O silicone é um material inerte que vem sendo amplamente usado por não causar reações no corpo, são biocompatíveis e de fácil higienização. Há mais de 50 anos esse material vem sendo pesquisado e aprovado para procedimentos médicos.
Na fabricação do copo menstrual, o silicone começa no estado líquido e depois as partículas são condensadas no processo de vulcanização que acontece em temperaturas altíssimas. Não há possibilidade de nenhuma substância se desprender do coletor e passar para o corpo.

O Inciclo possui registro na ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) – Ministério da Saúde?

O Inciclo recebeu liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. De acordo com resoluções internas da ANVISA, o Departamento de Gerência de Tecnologia de Materiais de Uso em Saúde deferiu a liberação por não considerar o Inciclo um produto para saúde, já que o silicone é um material inerte, diferente do algodão, não funciona como um meio de cultura para bactérias. Assim, não tem classificação nesse órgão.

  • O copo menstrual Inciclo é feito de 100% silicone medicinal (atóxico e translúcido). Não usamos nenhum tipo de corante, látex, gel, bisfenol, dioxina, cola, perfume, pesticidas e nem agentes branqueadores.
  • O silicone é um material inerte que vem sendo amplamente usado por não causar reações no corpo, são biocompatíveis e de fácil higienização. Há mais de 50 anos esse material vem sendo pesquisado e aprovado para procedimentos médicos.
  • Na fabricação do copo menstrual, o silicone começa no estado líquido e depois as partículas são condensadas no processo de vulcanização que acontece em temperaturas altíssimas. Não há possibilidade de nenhuma substância se desprender do coletor e passar para o corpo.
  • Inclusive, o Inciclo não é testado em animais. - Os absorventes higiênicos, que têm diversas substâncias química na sua composição, precisam ser testados em animais para avaliar as possíveis reações do organismo quando em contato com esses componentes. Isso é uma norma federal da ANVISA (Portaria 1.480).
Qual o prazo de validade do coletor menstrual

O silicone é muito durável. A validade do coletor menstrual depende de diversos fatores tais como: frequência e modo de higienização, ph vaginal e produtos de limpeza que são utilizados.
Recomendamos que as usuárias verifiquem regularmente seu Inciclo para ver se não há sinais de deterioração como alteração da cor, se está pegajoso, se tem odor ou partes quebradiças. Nós recomendamos que você troque a cada 2 ou 3 anos, mas cabe a cada consumidora decidir quando substituir seu coletor menstrual Inciclo.

É seguro utilizá-lo? Tenho alergia ao látex, posso usar o Inciclo? Qual é a composição do coletor menstrual Inciclo?

O Inciclo é feito de 100% silicone medicinal (atóxico e translúcido) de altíssima qualidade. Não usamos nenhum tipo de corante, látex, gel, bisfenol, dioxina, cola, perfume, pesticidas e nem agentes branqueadores, por isso o risco de provocar alergia é baixíssimo.
O látex tem na sua composição uma substância chamada nitrosamina que costuma causar alergia em algumas pessoas.

O coletor menstrual Inciclo é testado em animais?

Não. Os absorventes, que tem diversas substâncias química na sua composição, no Brasil precisam ser testadas em animais para avaliar as possíveis reações do organismo quando em contato com esses componentes. Isso é uma norma federal da ANVISA (agência Nacional de Vigilância Sanitária – Portaria 1.480). O coletor menstrual Inciclo não é testado em animais.

Quando eu precisar substituir meu Inciclo como devo descartá-lo? O silicone do coletor poderá ser reciclado? Quanto tempo demora a decomposição deste material?

O coletor menstrual não pode ser reciclado. Quando for jogá-lo fora, lave-o, corte-o em pequenos pedaços e coloque-o no lixo comum. Isso não vai prejudicar o solo.
O silicone é composto praticamente de silício, que é encontrado na forma natural na areia, no quartzo e nas rochas. O silício é depois do oxigênio o elemento mais comum na Terra e após combinado com oxígênio, carbono e hidrogênio transforma-se em silicone.
O tempo de degradação do silicone depende de diversos fatores tais: como temperatura e umidade do aterro sanitário.
Os silicones são seguros para as pessoas e para o meio ambiente. Mais de 60 anos de uso industrial e doméstico e milhares de estudos de laboratório confirmam esta afirmativa. O silicone é mais frequentemente usado sob a forma de PDMS (polidimetilsiloxane).
No meio ambiente:

  • O PDMS é naturalmente degradado em sílica, água e dióxido de carbono.
  • O PDMS não afeta desfavoravelmente as operações de tratamento dos esgotos.
  • O PDMS, quando entra no meio aquático, fica preso aos particulados e é eliminado pela sedimentação natural.
  • Os fluídos de PDMS não são naturalmente dissolvidos nem dispersos na água e nem mostram ter uma demanda biológica de oxigênio detectável. Isto significa que eles não inibem a atividade microbiana natural.
  • O PDMS não é bioacumulativo – não cresce até alcançar concentrações tóxicas – nos tecidos dos organismos vivos.
  • O PMDS não tem demonstrado afetar adversamente os insetos, os pássaros, os animais aquáticos, a germinação de sementes, o crescimento de plantas ou a biomassa das plantas.

Caso não tenha encontrado suas dúvidas sobre o coletor menstrual, envie um e-mail para sac@Inciclo.com.br e fale com a nossa equipe.

As orientações contidas aqui não substituem a recomendação médica. Em caso de dúvidas sobre coletor menstrual, consulte seu ginecologista.

Sobre a loja

O Inciclo é a solução que oferece liberdade durante o período menstrual. É um coletor menstrual reutilizável que substitui o uso de absorventes. Inciclo Coletor Menstrual é flexível e se adapta perfeitamente ao corpo, o que faz com que você até esqueça que está usando! Veja no nosso site como usar coletor menstrual de forma correta, como higienizar coletor menstrual, como colocar coletor menstrual e qual é o tamanho de coletor menstrual ideal para você.

Social
Pague com
  • PayPal
Selos

Central Solutio Com de Prod e Soluções Pessoais EIRELI - CNPJ: 14.432.857/0001-95 © Todos os direitos reservados. 2018

depo-bg secao-after secao-before